Lógica de Programação

com Ruby

Com a evolução da tecnologia no dia a dia das pessoas é preciso desenvolver sistemas para atender as mais diferentes áreas de trabalho. Cada vez mais o mercado de aplicativos móveis está expandindo e para os profissionais que querem ingressar nesta área este é o treinamento inicial para sua carreira.

O treinamento de lógica de programação aplicada apresentará ao aluno como desenvolver algoritmos utilizando uma ordem lógica dos comandos, bem como a utilização de conceitos de matemática, comandos de programação e variáveis.

Utilizaremos a linguagem de programação Ruby como educador virtual, o que ajudará a apresentar de maneira lúdica como pensar de forma lógica.

Além de lógica de programação iremos tratar da POO (Programação Orientada ao Objeto), onde apresentaremos ao aluno as vantagens e desvantagens de usar a programação orientada a objetos.


Conteúdo Programático

Objetivo: O treinamento de lógica de programação aplicada apresentará ao aluno como desenvolver algoritmos utilizando uma ordem lógica dos comandos, bem como a utilização de conceitos de matemática, comandos de programação e variáveis.

Público Alvo: O treinamento foi elaborado para atender os profissionais iniciantes que precisam aprender como aplicar o pensamento lógico/matemático.

Pré-requisitos: Não possui pré-requisitos.

Lógica de Programação (LP)


- Pensamento lógico de uma programador

- Primeiros passos para expansão da lógica de programação

- O que é um algoritmo

- Detalhes de um fluxograma

- Laços de repetição ­ O que é? E como funciona?

- Encadeamento de laços de repetição

- Definições técnicas sobre um banco de dados

- Tipos de dados ­ definições técnicas

- Os sistemas de numeração da matemática

- Exercícios de fixação

- O que são variáveis, operadores e funções

- O que são índices?

- Condicionais if/else

- Switch

Programação Orientada ao Objeto (POO)

- Primeiros passos para o entendimento da POO

- O que é um objeto ­ definições técnicas

- O que são atributos de um objeto

- Tipos numéricos, strings e booleanos ­ Quando utilizá­los

- O que são métodos de um objeto

- Desenvolvendo métodos de construção de objetos

- Definindo métodos assessores

- Definindo uma estrutura para o desenvolvimento de objeto

- O que são classes ­ conceitos gerais

- Instanciando um objeto ­ definições técnicas

- Ciclo de vida de um objeto

- Encapsulamento de objeto ­ definições técnicas

- Qualificadores públicos, protegidos, e privados

- Herança ­ definições técnicas

- Construindo um objeto complexo com herança entre classes

- O que é polimorfismo ­ definições técnicas

- Funcionalidades da sobrecarga(overload) de métodos

- Funcionalidades da sobrescrita(override) de métodos



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